Avançar para o conteúdo

Dinastia 2010

  • por

2015. Nova Multistrada 1200

Terceira geração

Com a terceira geração da Multistrada, a Ducati retoma o ritmo, apostando sobretudo na mecânica, dignamente representada pelo motor: O novíssimo Testastretta DVT, com os seus 160 CV e 136 Nm de binário, equipado com dupla distribuição variável. As válvulas de admissão e escape podem variar o tempo, e isso é uma inovação absoluta. A Multistrada mais uma vez eleva a fasquia tecnológica.

Apresentação da IMU

 

A nova Multistrada também se destaca pela tecnologia embarcada, que atinge novos patamares com a chegada da eletrónica mais vanguardista que pode ser encontrada em uma motocicleta no momento.

Um papel essencial é desempenhado pelo “Big Brother”, que supervisiona todo o sistema, gerido por várias unidades de controle. É o que é conhecido como IMU (Inertial Measurement Unit).

 

1 | IMU

O IMU processa dados coletados por sensores eletrônicos, como acelerômetros e giroscópios, todos contidos em uma caixa menor que um maço de cigarros.

 

 

2 | IMU

O IMU lê o roll e o pitch, bem como a velocidade de suas mudanças, o que melhora as funções de travagem em curvas, controle de tração e suspensão semi-ativa do ABS.

 

3 | IMU

Além do desempenho, o IMU também aumenta o conforto e a segurança da viagem com recursos adicionais, como piscas e controle de cruzeiro.

A evolução continua: Multistrada 1260

 

Quase passa despercebido, pois o projeto da Multistrada 1260 não é tão revolucionário quanto o da anterior 1200, ou da posterior V4. No entanto, na realidade, e embora tecnicamente herde o layout da 1200, a 1260 pode ser considerada uma moto completamente nova.

Mais uma vez, a evolução da Multistrada gira em torno da chegada de um novo motor, uma versão atualizada do Testastretta 11° DVT de 1262cc usado para alimentar a Diavel. Um motor que se encaixa perfeitamente na filosofia da Multistrada, garantindo desempenho de primeira classe, mas também facilidade de uso e direção agradável.

Um visual mais ousado

 

Os designers trabalham em nome da continuidade. As pessoas gostam das linhas do 1200, então não há muito sentido em acelerá-las, até porque o motor pode ter mudado, mas o tempo continua o mesmo. Todos os elementos estilísticos estão lá (a frente impressionante, a traseira estreita, um escapamento lateral curto), mas a Multistrada 1260 tem linhas mais maduras.

A primeira com air-bag

 

A versão 1260 D|Air com tecnologia de airbag Dainese estabelece mais um recorde para a família Multistrada e é a primeira a vir com unidade eletrônica conectada ao airbag do motorista. Mais um passo em direção a mais segurança e conforto, que na Multistrada andam de mãos dadas com performance.

Ainda mais poder


O Testastretta DVT twin adota o mesmo sistema de distribuição variável de válvulas com controle independente de admissão e escape do 1200, evoluindo e atualizando-o. Enquanto isso, o poder cresce. Com o mesmo diâmetro (106 mm) do motor anterior mas com um curso que vai de 67,9 a 71,5 mm, esta versão do Testastretta DVT atinge 158 CV (116 kW) de potência às 9750 rpm e 129,5 Nm (13,2 kgm) de torque a 7500 rpm.

Ainda mais controle


O pacote eletrónico está mais abrangente do que nunca, baseado na plataforma inercial IMU e incluindo Bosch Cornering ABS, Ducati Wheelie Control (8 níveis), Traction Control (8 níveis) e Cruise Control. A isso se soma a suspensão Ducati Skyhook Suspension (DSS) Evolution, baseada no garfo e amortecedor Sachs, Vehicle Hold Control para evitar derrapagens indesejadas e travagem combinada de série, integrada ao Cornering ABS.

Motor: nova cronometragem

 

A Ducati tem o Testastretta 1198, um bi-cilíndrico Desportivo de alto desempenho. Mas além da potência, a Multistrada também exige torque e fluidez. Isso leva à ideia (que persiste até hoje) de modificar radicalmente o tempo, mantendo o sistema desmodrômico. Daí a criação do motor Testastretta Evoluzione 11°, onze, como os graus de rotação dA cambota durante os quais as válvulas de admissão e escape estão abertas.

 

1 | MOTOR

Graças ao novo motor, a Multistrada 1200 tem potência máxima de 150 CV a 9.250 rpm, recorde na categoria, e torque máximo de 12,1 kgm a 7.500 rpm.

 

2 | MOTOR

 O Testastretta Evoluzione 11° garante entrega completa desde baixas rotações, o que também traz benefícios em termos de consumo e emissões.

 

3 | MOTOR

Até 7.000 rpm, a curva de entrega da Multistrada 1200 é ainda maior que a da 1198 supersport.

Multistrada 950:
compacta e acessível

 

A Multistrada 950 não é simplesmente uma versão reduzida da 1200, mas uma motocicleta que traça seu próprio caminho, oferecendo uma combinação de soluções técnicas inéditas e, acima de tudo, um nível de equipamento que se destaca no segmento.

 

1 | DESENHO


 

O Ducati Style Center combina de forma inteligente elementos retirados dos dois bancos de programas, a Multistrada 1200 e a Multistrada 1200 Enduro.

2 | MOTOR


 

A Multistrada 950 maximiza a Testastretta 11° twin de 937cc. Um motor explosivo, que debita 113 cv às 9.000 rpm e um binário de 96,2 Nm às 7.750 rpm.

3 | ELETRÓNICA


 

O Ducati Safety Pack garante a segurança ativa do piloto e do passageiro graças ao ABS 9.1 da Bosch, ajustável em três níveis, e ao DTC, com seus oito níveis de ajuste.

Multistrada V2

Mais fácil, mais confortável, mais agradável. Nova Multistrada V2


A moto ideal para desfrutar ao máximo cada viagem, versátil no uso diário e urbano, mas com a atitude desportiva e o estilo inconfundível que caracterizam a Ducati.

Ver Multistrada V2

 

Assinatura de Newsletter

Digite seu endereço de e-mail para estar sempre atualizado sobre as novidades e promoções da Ducati.

Você pode concluir sua assinatura e criar seu perfil no Ducati.com a qualquer momento para receber comunicações personalizadas e acessar todos os recursos.
Declaro que li a nota informativa lavrada na forma do art. 13 do Regulamento da UE 2016/679 sobre a proteção de dados pessoais (“Regulamento”) e autorizo ​​o processamento do meu endereço de e-mail para os fins indicados acima.