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Dinastia 2015

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2010. Multistrada 1200

 

Segunda geração

 

Nome de código “Cayenne”. É assim que é conhecida internamente a Multistrada 1200. Um nome que diz muito sobre o quanto o projeto é diferente na cabeça de quem trabalha nele em relação a tudo o que a Ducati já fez até agora. A moto mais simbólica da história da Multistrada e aquela que, pelo menos até a chegada da V4, será a verdadeira virada. Não apenas para a família, mas para a marca como um todo, que passou de apenas um fabricante de motos desportivas para algo mais, provando que pode se expandir e olhar para o futuro.

Um SUV esportivo de duas rodas

 

A Multistrada 1200 não só persegue os maxi enduros como os ultrapassa, criando inclusive um novo segmento e obrigando a concorrência a ampliar sua visão. Uma moto maluca, pelo menos no papel, com um nível de tecnologia e desempenho nunca antes alcançado por uma moto dessas características. A Ducati está certa ao pensar que inventou a motocicleta que faltava ao mundo?

Design: uma mudança de rumo

 

Ao projetar a Multistrada 1200, o grupo de trabalho amplia sua visão para conquistar um segmento em que conforto e espaço a bordo são prioridade. É importante alongar, elevar e aumentar as dimensões, criando mais espaço para motorista e passageiro, melhorando a proteção aerodinâmica e oferecendo mais opções de carregamento de bagagem.

Um visual mais moderno


A Multistrada 1200 muda de cara em relação à 1000. A carenagem superior mais uma vez reflete as curvas do tanque, mas o aspecto geral é mais angular, mais geométrico, mais moderno.

Um olhar inconfundível


Caracterizando a estética geral está o nariz, que se estende além da roda dianteira de 17” e é compensado por uma secção traseira mais estreita, que parece mais fina graças ao escapamento rebaixado.

O estilo Multistrada


Um primeiro passo para o design que caracterizará todas as Multistradas, a frente volumosa contrasta com a traseira extremamente esbelta.

Motor: nova cronometragem

 

A Ducati tem o Testastretta 1198, um bi-cilíndrico Desportivo de alto desempenho. Mas além da potência, a Multistrada também exige torque e fluidez. Isso leva à ideia (que persiste até hoje) de modificar radicalmente o tempo, mantendo o sistema desmodrômico. Daí a criação do motor Testastretta Evoluzione 11°, onze, como os graus de rotação dA cambota durante os quais as válvulas de admissão e escape estão abertas.

 

1 | MOTOR

Graças ao novo motor, a Multistrada 1200 tem potência máxima de 150 CV a 9.250 rpm, recorde na categoria, e torque máximo de 12,1 kgm a 7.500 rpm.

 

2 | MOTOR

 O Testastretta Evoluzione 11° garante entrega completa desde baixas rotações, o que também traz benefícios em termos de consumo e emissões.

 

3 | MOTOR

Até 7.000 rpm, a curva de entrega da Multistrada 1200 é ainda maior que a da 1198 supersport.

Eletrónica: a revolução do estilo de conduzir

 

Ao lançar a Multistrada 1200, a Ducati abraça o lema “quatro motos em uma”. Uma afirmação que não está longe da realidade, já que um simples clique no guiador Multistrada é suficiente para alterar a potência entregue pelo motor, a resposta do acelerador e o limite de intervenção do DTC eletrónico.

Esta é a revolução dos modos de pilotagem, com quatro modos: Sport, Touring, City e Enduro, valorizando ainda mais uma moto que fez da versatilidade sua essência.

SPORT


 

A configuração mais agressiva é a Sport, onde o amortecedor único e o garfo endurecem, liberam toda a potência do motor, oferecem resposta direta do acelerador e ajustam o controle de tração para um nível 3, em uma escala de 1 a 8.

Touring


 

O segundo nível é o Touring, de volta à potência máxima, mas com respostas de abertura do acelerador mais suaves (os corpos do acelerador abrem menos rapidamente), controle de tração no nível 5 e uma configuração mais suave.

City


 

A terceira opção é conhecida como City. Nesse caso, a potência é reduzida para 100 cv, o controle de tração é aumentado para o nível 7 e a pré-carga de choque é ajustada ao mínimo absoluto, o que também ajuda o piloto a alcançar o solo com mais conforto com os pés.

Enduro


 

A solução definitiva é o modo Enduro, novamente com 100cv, mas com controle de tração de nível 1 e um amortecedor elevado para aumentar a distância ao solo em 20 mm. Isso tudo é multiplicado por três porque diferentes configurações do Riding Mode ajustam a calibração da suspensão dependendo se há um único piloto, um passageiro ou um passageiro com malas.

Motor

Do Testastretta Evoluzione 11° ao V4 Granturismo


Três anos de desenvolvimento e esforço conjunto dos engenheiros da Ducati para dar vida a um novo conceito de potência. Saiba mais sobre a nova motorização Multistrada V4.

Ver V4 Granturismo

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