Avançar para o conteúdo

Entrevista com Andrea Levati, Líder de Projeto / Designer do motor V4 Granturismo.

Pronto para usar

Ducati Lisboa

Horas e horas de design, cálculo e elaboração: meticuloso trabalho de engenharia foi feito no novo V4 Granturismo para alcançar as características de suavidade e entrega progressiva de torque que tornam este novo motor extremamente versátil e funciona nas mais variadas condições.

Não se trata apenas de eficiência térmica, mas também da arquitetura e do tamanho do motor.

Conversamos sobre isso com Andrea Levati, Líder do Projeto V4 Granturismo

Dos primeiros rascunhos à definição do projeto final, o projeto do novo V4 Granturismo manteve a equipe de desenvolvimento de motores envolvida em todos os níveis.

“Começamos definindo seu deslocamento. Ao trabalhar em um diâmetro grande, conseguimos evitar um motor “longo” e “alto”, o que significaria altura excessiva do assento, um centro de gravidade pesado e baixa distância ao solo, comprometendo assim o manuseio fora de estrada”.

A compassividade máxima de um motor curto também foi a chave para um melhor manuseio. Do seu motor compacto, fácil de encaixar no design do veículo, resultou um posicionamento preciso do centro de gravidade e um chassis mais eficaz, cujo resultado final é uma moto ágil e fácil de manusear.”

É uma questão de destino: mesmo que venha do ponto de vista da engenharia, o V4 Granturismo compartilha com o Desmosedici Stradale o design geral e o know-how técnico dos componentes.

Cada componente foi revisado para obter um motor V4 extremamente compacto e leve, ainda mais leve que um motor V2.

Um cárter plano reduz o volume na parte inferior do motor e aumenta a distância ao solo, enquanto o gerador suporta melhor a eletrónica para conexão com qualquer dispositivo.

Toda a unidade térmica também foi modificada. As bielas, pistões, árvore de cames e corpo do acelerador respondem à necessidade de adicionar mais para rotações baixas/médias, sem sacrificar o caráter desportivo da Ducati que pode ser alcançado quando o piloto abre o acelerador.

“Conseguimos um volume ultra-compacto, ainda mais do que o bimotor Testastretta DVT anterior da Multistrada 1260. É 1,2 kg mais leve, 85 mm mais curto e 95 mm mais baixo, apesar de um aumento de largura de apenas 20 mm. Superamos nossas melhores expectativas, tanto que, uma vez montados em CAD, não podíamos acreditar em quanto espaço ainda havia disponível! ”.

O conceito de versatilidade, ou seja, o compromisso de dar ao motor a maior gama de usos possível, caracterizou todo o projeto.

A par do trabalho inovador na arquitetura e nos componentes, outras soluções técnicas já desenvolvidas pela Ducati foram transferidas para a nova V4 Granturismo para atingir os objetivos de fluidez, suavidade, progressividade e personalidade exigidos por este esforço de engenharia.

“O trabalho de acabamento foi realizado com base no conforto do motorista e do passageiro. Após a fase de projeto de layout, tentamos adotar várias soluções técnicas já desenvolvidas pela Ducati para maximizar a redução de vibração e o conforto térmico.

A adoção da árvore de cames contrarrotante, retirado do MotoGP, permite reduzir o efeito giroscópio das rodas no veículo, proporcionando neutralidade e facilidade de direção, mas também dirigibilidade nas mudanças de direção.

A isso, adicionamos a desativação dos cilindros traseiros em marcha lenta. Em marcha lenta, o banco traseiro, o mais próximo do motorista e do passageiro, desliga para diminuir a temperatura e as vibrações quando o veículo não está rodando.”

 

Continue explorando

Entrevista com Vincenzo De Silvio – Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento

 

A história da Ducati é composta por uma sequência gloriosa de motores com inovações técnicas e tecnológicas. O V4 Granturismo nasceu de uma ideia básica ao mesmo tempo simples e complexa: criar o motor ideal tanto para turismo quanto para enduro.

Ducati Lisboa

Entrevista com Stefano Fantoni – Chefe de Gerenciamento de Projetos de Motores

 


Com o V4 Granturismo, os engenheiros da Ducati deram novos significados à palavra Power, de forma a conseguirem construir o motor ideal para o conceito binómio travel-enduro.

Ducati Lisboa

Novo motor V4 Granturismo

Um novo motor V4; um pilar tecnológico baseado em quatro teoremas que ampliam e aprimoram a inovação de ponta. Um novo paradigma que eleva a esportividade escrita em nosso DNA para novos horizontes de versatilidade e confiabilidade.

Assinatura de Newsletter

Digite seu endereço de e-mail para estar sempre atualizado sobre as novidades e promoções da Ducati.

Você pode concluir sua assinatura e criar seu perfil no Ducati.com a qualquer momento para receber comunicações personalizadas e acessar todos os recursos.
Declaro que li a nota informativa lavrada na forma do art. 13 do Regulamento da UE 2016/679 sobre a proteção de dados pessoais (“Regulamento”) e autorizo ​​o processamento do meu endereço de e-mail para os fins indicados acima.