Entrevista com Vincenzo de Silvio, diretor de P&D da Ducati
Solidez extremista
Ducati Lisboa
O design inconfundível e a paixão pelas corridas são dois valores fundamentais pelos quais a Ducati é famosa em todo o mundo. Mas, acima de tudo, a Ducati é reconhecida e reverenciada como uma marca de motos altamente inovadoras, obcecada por desempenho extremo.
Além disso, a Ducati sempre dedicou muito cuidado à confiabilidade, robustez e durabilidade do motor. Todas essas questões colocaram à prova a conceção e produção do projeto V4 Granturismo, juntamente com a determinação de maximizar a suavidade e a confiabilidade do motor.
Falamos isso com Vincenzo de Sílvio, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ducati.
Desde seus feitos heroicos do passado até suas façanhas mais recentes, a Ducati sempre abordou o mundo do turismo e do enduro com a mesma dedicação ao desempenho que a diferencia ao criar suas motos supersport. Mas desta vez os objetivos escolhidos foram diferentes daqueles que normalmente orientam o projeto de um motor dedicado à corrida.
“O modelo Desmosedici Road teve um motor concebido e desenvolvido para produzir os níveis extremos de desempenho encontrados no automobilismo. Esse novo desafio significou direcionar essa experiência para um novo motor que melhora o torque de baixa a média velocidade e uma operação suave em baixa velocidade. Como resultado, no primeiro encontro entre designers e engenheiros, nosso destino ficou claro para nós: um V4 profundamente revisado, com uma nova personalidade, criado para se adequar à missão do veículo. Um motor de alto desempenho adequado para longas distâncias. Robusto, fluido, versátil e, claro, extremamente Ducati.”
A escolha de 4 cilindros garantiu o tipo de fluidez e suavidade que tal arranjo foi projetado para fornecer “naturalmente”. Isso nos permitiu focar em um maior compromisso com os aspetos inovadores que o design de novos componentes poderia oferecer. Como resultado, o V4 Granturismo estabelece novos padrões em termos de design e desempenho, ao mesmo tempo em que confere a essas criações de motores um coração ainda mais sólido, regular, fluido e eficiente.
“O resultado final é um motor de 1.158 cc com 170 cv. Esses dois picos estatísticos por si só são suficientes para dar uma ideia do trabalho que foi investido neste projeto, que atinge alturas deslumbrantes em qualquer nível e inigualável em seu segmento. são números extraordinários e vão soar aos ouvidos dos nossos adeptos, mas revelam apenas um lado desta conquista.”
O V4 Granturismo não difere dos seus antecessores no que diz respeito ao processo: é mais uma vez o resultado de um meticuloso e incansável esforço de engenharia em equipa, desde o projeto geral à montagem final, passando pela seleção de novos materiais e inúmeros testes efetuados durante o estudo. Estágio.
No entanto, existem muitas outras coisas que fazem deste motor um produto verdadeiramente único na história da marca Ducati. O mais surpreendente é a escolha do sistema de distribuição: pela primeira vez, em vez do sistema de válvulas desmodrômicas, foram adotadas molas.
“Na Ducati somos tão verticais e perspicazes que para cada projeto podemos escolher a solução técnica ideal para os objetivos que estabelecemos para nós mesmos. Neste caso, o nosso objetivo era construir um motor com os maiores intervalos possíveis entre as manutenções, e o layout das molas foi a melhor resposta técnica a esta necessidade.”
A história da Ducati está profundamente ligada ao sistema desmo desenvolvido e aperfeiçoado por seu histórico engenheiro Fabio Taglioni. Por mais de trinta anos, suas extraordinárias contribuições de engenharia permitiram à Ducati alcançar resultados lendários em termos de desempenho e competitividade, enquanto aprimorava as habilidades e o conhecimento dos motores da marca. Deixando-nos um legado de experiência essencial que nos permite enfrentar este novo desafio:
“Durante o desenvolvimento do V4 Granturismo, descobrimos que as soluções evoluídas ao longo de muitos anos a partir da aplicação da Desmo de seleção de materiais e tolerâncias de construção funcionaram perfeitamente quando aplicadas a uma distribuição baseada em molas… .”
Por exemplo: até 60.000 km antes da primeira verificação da folga das válvulas. Este segmento logo é igual a uma vez e meia a circunferência da terra.
“Uma estatística que demonstra a incrível força e robustez do V4 Granturismo. Também redefine os limites de um segmento que anteriormente percorria em média 25.000 km para grandes revisões de serviço…menos da metade do nosso tempo. Para nossos clientes, isso significa acima de tudo : redução das operações de manutenção, tanto em custo quanto em frequência”.
O que se traduz em mais liberdade em viagens de longa distância e menos espera para manutenção, pois nosso serviço de óleo está planeado para um futuro distante: 15.000 km ou dois anos, respetivamente.
Essa extrema confiabilidade anda de mãos dadas com a versatilidade do V4 Granturismo, que oferece uma ampla gama de opções de uso sem precedentes e uma capacidade de resposta muito melhorada às necessidades do piloto.
“As operações de teste não se limitaram a testes de validação de bancada. Afinal, as sensações da experiência do piloto eram um elemento fundamental no que queríamos entregar, por isso o longo e minucioso trabalho realizado por nossos testadores foi indispensável. Alessandro [Valia] e Andrea [Rossi] exploraram e verificaram uma ampla gama de soluções técnicas em uma ampla gama de condições. Eles deram uma contribuição vital para o projeto em todos os aspetos, incluindo a agilidade e o manuseio do modelo como um todo, possibilitados pelo novo layout do motor ultra-compacto, bem como seu funcionamento efetivamente suave e desempenho em diferentes rotações do motor. Eles também testaram o conforto e o prazer de dirigir em diferentes condições e usos, otimizados por soluções como o Arvore de cames contrarrotante e o sistema de desativação dos cilindros verticais quando estão inativos”.
Continue explorando
- Stefano Fantoni
- Andrea Levati
Entrevista com Stefano Fantoni – Chefe de Gerenciamento de Projetos de Motores
Com o V4 Granturismo, os engenheiros da Ducati deram novos significados à palavra Power, de forma a conseguirem construir o motor ideal para o conceito binómio travel-enduro.
Entrevista com Andrea Levati – Líder do projeto
O desenvolvimento do novo V4 Granturismo envolveu uma engenharia meticulosa para criar a suavidade e a entrega progressiva de torque que tornam o novo motor extremamente versátil e profundamente agradável, nas mais variadas condições.
Novo motor V4 Granturismo
Um novo motor V4; um pilar tecnológico baseado em quatro teoremas que ampliam e aprimoram a inovação de ponta. Um novo paradigma que eleva a esportividade escrita em nosso DNA para novos horizontes de versatilidade e confiabilidade.
Ducati Lisboa
Assinatura de Newsletter
Digite seu endereço de e-mail para estar sempre atualizado sobre as novidades e promoções da Ducati.
Você pode concluir sua assinatura e criar seu perfil no Ducati.com a qualquer momento para receber comunicações personalizadas e acessar todos os recursos.
Declaro que li a nota informativa lavrada na forma do art. 13 do Regulamento da UE 2016/679 sobre a proteção de dados pessoais (“Regulamento”) e autorizo o processamento do meu endereço de e-mail para os fins indicados acima.