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Entrevista com Stefano Fantoni, Ducati Engine Manager.

O poder é uma regra

Ducati Lisboa

O desempenho é vital tanto para a Ducati quanto para os amantes e usuários desta marca. É o elemento que define o caráter e o potencial da moto. É a força motriz que sempre conduziu a Ducati em direção ao seu conhecido perfil extremo e super desportivo.

Imediatamente após o início do projeto V4 Granturismo, os engenheiros da Ducati pensaram que somente dando um novo significado à potência este V4 se tornaria o motor ideal para o mundo do enduro de viagem.

Falamos isso com Stefano Fantoni, gerente de motores da Ducati.

Curvas de torque e potência destinadas a favorecer a suavidade e a facilidade de uso em todas as condições de pilotagem, mantendo a identidade desportiva e emocionante da Ducati: é por isso que o design do motor começou com a escolha técnica do layout V4:

“Desde o início queríamos que fosse um quatro cilindros, mas sabíamos que se tornaria um V4 com um perfil completamente novo em termos de desempenho, embora tenha emprestado muitas características da Desmosedici Stradale”.

Queríamos ter um motor dividido, especialmente para obter o máximo em termos de suavidade e consistência de torque em todas as rotações.”

O resultado? 170 PS de potência de pico, que é um valor enorme para um motor de enduro de turismo e uma figura ainda mais impressionante quando você experimenta a sensação da entrega de potência – foi completamente redefinido para ser suave e progressivo, mas vigoroso e emocionante quando você preciso disso. Entre as muitas inovações que nos permitiram vencer este desafio de design está a transição do sistema desmodrômico para um sistema de cronometragem acionado por mola.

“O uso do Desmo é essencial para nós, principalmente em motos super desportivas onde o motor funciona em rotações muito altas, e onde para tirar o máximo proveito do motor é preciso subir muito as válvulas dando ao sistema fortes acelerações”.

Com as molas poderíamos projetar um sistema mais leve. Além disso, foi possível atingir um nível de manutenção com intervalos muito mais longos e também menos dispendiosos, em termos de mão-de-obra e, consequentemente, de custos, bem como de paragens para o cliente.”

O suficiente para torná-los não apenas os mais longos, mas também os mais longos do setor.

O minucioso trabalho na fase de projeto e desenvolvimento, aliado a longos e rigorosos testes, culminou no incrível resultado de 60.000 km para o intervalo de manutenção principal, que inclui a verificação da folga das válvulas, além de 15.000 km ou 2 anos para revisão de óleo.

“Para demonstrar a fiabilidade do sistema de distribuição do V4 Granturismo, stressámos o sistema a todas as rotações do motor durante centenas de horas ininterruptas, acumulando assim milhões de ciclos em molas, válvulas e balancés. Ao mesmo tempo, verificamos o comportamento dinâmica do trem de válvulas medindo as leis de elevação atuais usando vibrómetros Doppler a laser para garantir que não houvesse ressonâncias do sistema em toda a gama de uso do motor. 120.000 km, dobrando assim o padrão de homologação”.

Com o projeto V4 Granturismo, a Ducati optou por colocar à prova o seu potencial técnico e know-how para enfrentar o desafio da inovação e olhar para o futuro dos motores versáteis, robustos e polivalentes. No entanto, isso é perseguido, sem nos distanciarmos, de um dos elementos mais importantes da experiência de pilotagem da Ducati: seu som.

“Um elemento-chave do trabalho de acabamento foi o som. Queríamos que fosse compatível e totalmente satisfatório para o conforto do piloto e do passageiro, mas também queríamos que fosse profundamente Ducati. É por isso que adotamos a ordem de disparo Twin Pulse. sistema: a disposição dos bancos a 90°, combinada com a dos pinos da manivela escalonados a 70°, gera uma sequência de rajadas próximas muito semelhante à dos gémeos”.

O trabalho subsequente de qualidade de som realizado nos componentes do motor permitiu obter um som emocionante com um tom típico da Ducati. As emissões sonoras mecânicas, que enfatizam as altas frequências, foram reduzidas para dar mais espaço aos sons baixos, melhorando o conforto do motorista e do passageiro, mesmo em viagens longas. conseguimos criar exatamente a mistura que queríamos de desempenho, suavidade e som da Ducati, em perfeita harmonia com o sentimento familiar.”

 

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